Perdas da Uber equivalem à riqueza de um país inteiro

Os prejuízos da Uber equivalem ao PIB de um país inteiro. É o que mostra a jornalista Alison Griswold, da Universidade de Yale, especializada em economia e fundadora do site Oversharing, que cobre o impacto desses serviços de compartilhamento. Alison informa que a Uber apresentou resultado líquido de menos 24,7 bilhões de dólares no acumulado desde 2017. Sabe o tamanho disso? É o todo o PIB de El Salvador.

E isso é apenas o resultado líquido - ou seja, considera os trimestres que a empresa diz que teve lucro. Se considerar as perdas desde 2017, o valor chega a menos 30,5 bilhões de dólares. Isso vindo de uma empresa que sempre tentou convencer seus investidores que obteria lucro consistente algum dia.

Já escrevi sobre isso algumas vezes. Negócios como a Uber, que estimulam a precarização do trabalho, geram custos sociais, ambientais e estruturais para as cidades sem pagar impostos, vão ter que mudar se quiserem sobreviver. Abaixo, disponibilizo o artigo traduzido na íntegra. Boa leitura:

UBER QUER TE MOSTRAR O DINHEIRO

O compartilhamento de corridas já existe há algum tempo. Por que mais ninguém é lucrativo?

*Por Ali Griswold

Os investidores da Uber estão ficando ansiosos com os lucros, escreveu o CEO da Uber, Dara Khosrowshahi, em um memorando para a equipe na segunda-feira:

“Embora eles reconheçam que estamos ganhando, eles ainda não sabem o ‘tamanho do prêmio’. Suas perguntas variam de: ‘Alguém além de você ganhou dinheiro com transporte sob demanda?’ para ‘O compartilhamento de corridas já existe há algum tempo, por que mais ninguém é lucrativo?’ Eles veem o tamanho do alcance, mas não entendem como isso se traduz em lucros significativos e fluxo de caixa livre. Temos que mostrá-los.”

Puxa, essas são perguntas difíceis. Lucros com carona?

Atualmente, a Uber Technologies Inc. tem um valor de mercado de cerca de US $ 45 bilhões, com base no preço de fechamento das ações de ontem, em aproximadamente US $ 26.

Em comparação, o resultado líquido total da Uber desde o primeiro trimestre de 2017, a primeira vez que compartilhou dados financeiros publicamente, chega a - US$ 24,7 bilhões.

Para ser claro, isso inclui os trimestres em que a Uber registrou lucro.

Somente as perdas líquidas da Uber totalizam - US$ 30,5 bilhões desde o primeiro trimestre de 2017.

Para colocar isso em contexto, aqui estão algumas outras coisas que valem cerca de US$ 24,7 bilhões:

> O valor de mercado da Delta Air Lines

> O PIB de El Salvador

> O patrimônio líquido de He Xiangjian, a 49ª pessoa mais rica do mundo

> 365.812 vezes a renda familiar média dos EUA

Esses são números loucos, mesmo em um sistema de capitalismo do Vale do Silício distorcido por enormes infusões de financiamento privado.

A Uber sempre disse que alcançaria lucratividade em escala, graças aos efeitos de rede etc., mas o que é escala senão uma empresa que opera em 72 países e mais de 10.500 cidades, que no ano passado teve 118 milhões de usuários ativos todos os meses e completou 6,3 bilhões de corridas/viagens/entregas?

Uber é a própria definição de escala, mas ainda está longe de ter uma lucratividade consistente e confiável. Isso não é por falta de tentativa. A Uber se livrou da sua unidade de carros autônomos, assim como a de e-bikes e e-scooters, saiu estrategicamente dos mercados de entrega de alimentos e passou por várias rodadas de demissões.

No final de 2019, Khosrowshahi previu que o Uber seria lucrativo em uma base ajustada para todo o ano de 2021. Então a pandemia aconteceu e ele ajustou as expectativas para um único trimestre lucrativo de ebitda ajustado até o final de 2021. No ano inteiro, o Uber perdeu US $ 774 milhões em uma base ajustada.

Então qual é o plano? “Canalizando Jerry Maguire, precisamos mostrar a eles o dinheiro”, escreve Khosrowshahi. As metas da empresa incluem crescimento mais rápido na entrega e resultados mais fortes e maior reconhecimento do segmento de frete. A Uber também reduzirá custos diminuindo os investimentos de capital, cortando gastos com marketing e incentivos e restringindo as contratações. “Temos que garantir que nossa economia unitária funcione antes de crescermos”, escreve Khosrowshahi, aparentemente esquecendo que o Uber já se tornou grande.

Mas olha, pode acontecer. A Uber fez um bom progresso em 2021. O lucro do ebitda ajustado aumentou para o segmento de mobilidade (corridas), apesar do aumento de incentivos aos motoristas terem reduzido a receita. A perda de ebitda ajustada para o delivery, enquanto isso, encolheu, e a receita aumentou graças a mais pedidos, compras maiores e menos gastos com incentivos.

Como falamos neste fim de semana, o Uber parece estar em uma boa posição em termos de oferta de motoristas, especialmente se comparado ao Lyft. Então com certeza, ok, mostre-lhes o dinheiro. Embora, como uma observação lateral, não esteja claro para mim se o autor deste memorando viu Jerry Maguire – Jerry não está exatamente emocionado, pode-se até dizer angustiado, quando seu cliente Rod Tidwell o instrui a “mostrar o dinheiro”. Não tenho certeza se essa comparação está fazendo algum favor ao Uber em termos de confiança do investidor. Eu sei disso porque assisti a todos os filmes de Tom Cruise na Netflix durante o lockdown, o que nunca pensei que seria relevante para escrever sobre o Uber, mas a vida é cheia de surpresas."

Artigo original: https://oversharing.substack.com/p/uber-wants-to-show-you-the-money?s=r

 
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